Pesquisar este blog

Municípios recebem selo da Unicef e são premiados com ônibus escolares


Foram premiadas 21 cidades do interior de Pernambuco, reconhecidas por projetos bem sucedidos para crianças e adolescentes; convênio vai melhorar saneamento até 2010

Da Redação do pe360graus.com






Na Semana Estadual da Criança e do Adolescente, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Governo do Estado dão boas notícias aos estudantes de municípios do interior: 21 municípios conquistaram o selo do Unicef e receberam ônibus escolares.

O selo é um certificado de qualidade que premia as administrações municipais que apresentaram projetos bem-sucedidos direcionados às crianças e aos adolescentes. “Se mede como está a situação do município no início e no final, os que avançarem têm esse reconhecimento”, explica o coordenador do Unicef Márcio Carvalho (foto 3).

A solenidade começou com a apresentação de meninos e meninas do Conservatório Pernambucano. Os municípios premiados foram Agrestina, Arcoverde, Bezerros, Bom Jardim, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Caruaru, Casinhas, Chã de Alegria, Correntes, Granito, Itacuruba, Limoeiro, Orobó, Pedra, Pesqueira, Petrolândia, Riacho das Almas, Salgueiro, São Caetano e Venturosa. As cidades de Santa Cruz, Moreilândia, Parnamirim e Bodocó também receberam ônibus escolares porque se destacaram na redução da mortalidade infantil e materna.

Apesar da doação dos ônibus, transporte escolar de qualidade no interior do Estado, principalmente nas zonas rurais, ainda está longe de atender a todos os alunos. “Temos situações que infelizmente o próprio ônibus não chega”, observa o secretário de Educação, Danilo Cabral (foto 4). “Mas o Ministério da Educação está fazendo estudos para desenvolver um protótipo de transporte escolar que atenda todos os municípios”.

Durante a solenidade, outros convênios foram firmados com o Unicef. O governador Eduardo Campos lançou também um projeto para beneficiar, até o fim do próximo ano, todas as escolas públicas de Pernambuco, municipais e estaduais. “Nossa meta é que escolas do estado, até 2010, tenham solução de água, saneamento, cozinha, nos moldes que devem ser”, afirmou o governador Eduardo Campos. “Os municípios receberão do Estado o projeto para suas escolas terem a solução e eles poderem tomar providências”.

Escolas ganham plano de saneamento básico

Publicado em 20.10.2009, às 08h05
Do Jornal do Commercio

Mais de 6 mil escolas públicas municipais e estaduais serão ligadas a redes de esgoto e abastecimento d’água, oferecendo aos alunos banheiro e cozinha de acordo com as normas sanitárias. O Governo do Estado lançou o Plano de Universalização do Saneamento da Rede Escolar ontem, para marcar a recém-instituída Semana da Criança e do Adolescente. Em até dois anos, todos os projetos serão entregues às escolas, porém o Estado só garantirá o serviço nas 1.105 instituições sob sua gestão. No próximo ano, algumas escolas já começam a ser contempladas. Os municípios precisarão batalhar para executar as obras.

De acordo com levantamento das Secretarias de Educação e de Recursos Hídricos de Pernambuco, feito a partir de dados do Censo Escolar 2008, 70% das 8.495 escolas públicas precisam de intervenção. Dessas, 6.681 necessitam implantar ou recuperar o sistema de esgotamento sanitário. São 5.011 as que demandam reparo ou construção de sistema de abastecimento d’água e 504 as que carecem de cozinha.

Mas a situação se agrava quando se trata de acesso a banheiro. Nada menos que 1.476 escolas não possuem esse equipamento dentro de seus prédios, sendo que apenas 40 são estaduais. Ou seja, 1.436 colégios municipais ainda não têm a garantia de que seus alunos contarão com esse serviço básico. “Apenas 20% das escolas têm algum acesso a saneamento. Isso não é quadro para existir no século 21”, disse o secretário de Recursos Humanos, João Bosco Almeida.

Para o diagnóstico dos problemas dos municípios, o Estado investirá R$ 7 milhões. Mas a execução do serviço deve custar R$ 420 milhões. Prefeitos deverão buscar linha de crédito com o governo federal para obter a verba. As primeiras obras nas unidades estaduais, por sua vez, começam ainda em 2010.

Durante o lançamento do plano, ontem, na sede do governo estadual, 25 municípios saíram com a certeza de que, no transporte escolar, os alunos serão beneficiados imediatamente. Cada um recebeu um ônibus para transportar os estudantes. Quatro dessas cidades – Bodocó, Moreilândia, Parnamirim e Santa Cruz, todas no Sertão do Araripe – receberam o veículo por terem atingido metas de combate à mortalidade infantil e materna em 2008.

Os outros 21 municípios foram premiados com ônibus por terem obtido o Selo Município Aprovado, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A comenda agracia as prefeituras que mais contribuíram para melhorar a vida de crianças e adolescentes entre 2007 e 2008. “Esse reconhecimento nos motiva e encoraja”, disse o prefeito de Orobó, no Agreste, Manoel João dos Santos Filho. O Unicef anunciou, no evento, que estão abertas as inscrições para o período 2009/2012 do Selo Município Aprovado.

Para estudantes como Lindinês dos Santos, 14 anos, de Bonito, no Agreste, o ônibus vai acabar com as caminhadas diárias até a Escola Municipal Tancredo Neves. “Moro longe do colégio e ia caminhando. Agora, vai ser muito mais fácil chegar lá”, crê.

Na solenidade de ontem, o governador Eduardo Campos e os prefeitos do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes também assinaram protocolo de intenções para o projeto Saber Notificar para Bem Cuidar. A iniciativa é do Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social junto com o Unicef, com objetivo de fortalecer os sistemas de notificação de casos de violência contra crianças e adolescentes. “É a partir dessas informações que se montam as políticas de enfrentamento e se acompanham os casos de violência”, frisou o governador.