Pesquisar este blog

Comsef, Pernambuco



Em Orobó, no sertão pernambucano, a cidadania será o principal fruto colhido no futuro. A semeadura vem sendo feita desde 2001, quando começaram os projetos de desenvolvimento sustentável baseado na agroecologia e o fortalecimento das associações de agricultores locais para uma participação política efetiva junto ao governo municipal. Jovens e adultos, homens e mulheres são os principais agentes desta transformação.

A busca por um desenvolvimento sustentável tem sido a tônica do trabalho realizado pela COMSEF (Comunidade Semeando o Futuro) em parceria com a ActionAid, em Orobó, município localizado a 118 km de Recife, no Agreste pernambucano.

Os agricultores familiares aprendem que a partir de técnicas agroecológicas, é possível utilizar melhor o solo e a água de forma a evitar a degradação ambiental e possibilitar a recuperação de áreas degradadas.
O trabalho começou com a identificação das condições de produção agrícolas no município e as necessidades dos agricultores familiares e seguiu com a capacitação dos mesmos na produção agroecológica.

Paralelamente, foi preciso fortalecer a luta pelos direitos para uma participação das organizações de base e da sociedade nas políticas públicas e para a construção de um modelo de produção com base na agroecologia. Uma rede de organizações da sociedade civil foi formada envolvendo as famílias no processo de desenvolvimento local, são organizações que atuam na produção de artesanato, de remédios à base de ervas medicinais, de frutas cítricas e na defesa dos direitos das mulheres, dos jovens e das famílias de agricultores assentados, além do sindicato dos trabalhadores rurais do município.

Para dar continuidade ao resultados conquistados com o trabalho de articulação, a Comsef também atua na formação cidadã dos jovens participando da Rede de Jovens do Nordeste. A participação política da juventude foi tema da campanha “Voto não tem preço, tem conseqüência”, debatido em 5 encontros com alunos das escolas da rede pública.


A maior parte dos recursos que financiam este projeto vem de doadores individuais que acompanham as crianças nas comunidades onde nossos parceiros atuam. A comunicação com esse doadores é feita por meio de três correspondências anuais, que incluem mensagens e desenhos feitos pelas crianças, além de relatórios sobre os resultados alcançados no ano.


Este sistema leva à mobilização das famílias para ações em conjunto com a organização parceira. O trabalho de todos se torna mais eficaz e transparente, já que cada família se sente parte da organização e cobra os resultados das ações desenvolvidas.


Veja aqui como contribuir para melhorar as condições de vida da população de Orobó e mudar o futuro de uma criança.


© André Telles/ ActionAid/ Brasil

Saiba mais
O que é agroecologia e agroextrativismo




Fatos
Pequenas propriedades são maioria no município, 85% têm menos do que 5 hectares e somente três propriedades têm mais de 100 hectares cada.

Em 2001, 34% da população tinha renda per capita mensal de R$30, situadas abaixo da linha de pobreza.