Pesquisar este blog

Um homem além do seu tempo

Publicada: 05/10/2008

Texto: Isaias Nascimento (Pároco de Brejo Grande)

No próximo dia 14 de outubro ás 19h30, na Igreja do Conjunto Orlando Dantas, em Aracaju, O Pe. Isaías Nascimento, pároco de Brejo Grande e membro do clero da Diocese de Propriá, vai lançar o livro intitulado “Dom Távora, O BISPO DOS OPERÁRIOS, UM HOMEM ALÉM DO SEU TEMPO, publicado pela Editora Paulinas/SP.

Quem foi D. Távora? - Nascido em Orobó, Pernambuco, no dia 19/07/1910, foi padre da Diocese de Nazaré da Mata/PE onde assumiu compromisso pastoral com os trabalhadores da cana e
operários das fábricas. Por causa deste seu compromisso foi convidado pelo Cardeal do Rio de Janeiro a trabalhar na antiga Capital Federal junto aos favelados e imigrantes. Lá se encontrou com o Pe. Helder Câmara, cearense, também envolvido com as mesmas causas. Eram tão irmãos, tão unidos, que um chamava o outro de “Eu”. Ambos estruturaram a Ação Católica, a CNBB, a Cáritas Brasileira, etc.

Em março de 1958 Dom Távora, já conhecido nacional e internacionalmente como o Bispo dos Operários ou Bispo dos Pobres, veio assumir a Diocese de Aracaju, que naquele tempo contava com mais de 70 % de analfabetos e muita pobreza. Desde quando estava no Rio de Janeiro como bispo auxiliar não se cansava em reagir e, juntamente com outros bispos nordestinos, e setores da sociedade civil organizada, lutou em busca de soluções de combate à pobreza e ao analfabetismo no Nordeste e de modo especial em Sergipe.

Para vencer o analfabetismo no campo criou o Movimento de Educação de Base (MEB) e a Rádio Cultura de Sergipe para transmitir as aulas e animar os trabalhadores rurais a se organizarem seus sindicatos. Daí surgiu os primeiros sindicatos dos trabalhadores rurais e a Fetase.

Estimulou a luta pela Reforma Agrária para se praticar a justiça social no campo. Para cuidar dos imigrantes e pobres abandonados na capital fortaleceu o Serviço de Assistência à Mendicância (Same). Para cuidar das domésticas criou a Casa da Doméstica e estruturou grupos de convivência com as prostitutas da capital. Para os desempregados da capital juntou-se aos empresários para trazer indústrias a fim de gerar emprego e renda - foi o caso da Fábrica de Cimento -. É tido como um dos fundadores da atual Deagro (antes Ancar) para acompanhar a agricultura familiar, etc. Viveu a noite escura de Ditadura Militar. Viu seus colaboradores diretos ligados às pastorais sociais, ao Meb e a Ação Católica serem presos e perseguidos. Ele mesmo, além de ser preso domiciliarmente, sofreu humilhações por defender seu povo e a liberdade democrática do país.

Faleceu precocemente, aos 59 anos, no dia 03 de abril de 1970 e está sepultado na Catedral Metropolitana de Aracaju.